sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Múltiplas Personalidades Vs Existência Atual


 
Caros,

Esse é um tema que tem ganhado bastante amplitude nos dias atuais, mas que mesmo assim ainda é pouco abordado, especialmente dentro dos círculos espíritas/espiritualistas. Na verdade é um assunto um pouco complexo, mas que se entendermos a sua lógica e conceitos trarão respostas a inúmeros questionamentos existentes desde tempos remotos aos mais atuais que norteiam a nossa sociedade.
Para começar vamos checar o que viria a ser uma personalidade por definição:

Definição:

"Personalidade é conjunto de caracterísitcas psicológicas que determinaram os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indíviduo. O termo é usado em linguagem comum com sentido de "conjunto de características marcantes de uma pessoa."


Como informado acima, personalidade é o que nos diferencia em relação aos outros seres. O conjunto de atributos como sentimentos, emoções, maneira de pensar e agir, formas de expressão, crenças, gostos, medos, fobias, tendências, entre tantos outros é que formam a nossa personalidade. Portanto, a nossa personalidade é única! Por mais que certas pessoas se pareçam muito, no máximo elas são muito próximas uma da outra em certos aspectos, mas nunca iguais. Fazendo uma analogia, personalidade é similar a impressão digital, pois cada um tem a sua.


Podemos afirmar que cada pessoa é um espírito e este por sua vez é imortal, ou seja, somos todos espíritos cósmicos com inúmeras passagens por diversos planos físicos (Planetas/Orbes). Cada encarnação ou passagem pelo plano físico é uma nova vida ou experiência para o espírito imortal. A cada uma dessas vidas o ser assume uma nova personalidade que são os conjuntos de atributos psicológicos informados anteriormente. Cada personalidade é determinada por diversos fatores como local de criação, tipo de cultura, tipo de educação, religião adotada, pessoas com quem ele interage, etc, etc, etc. São inúmeras variantes que intereferem na formação de uma personalidade e isso a própria Psicologia estuda através das influências da sociedade em cima dos comportamentos dos indivíduos.


No entanto a criação de uma personalidade não é definida "somente" pelas variantes dessa atual encarnação, mas sim pelas personalidades das vidas passadas também, pois elas se encontram latentes e algumas ativas. Em outras palavras, a personalidade mais recente é composta das personalidades do passado juntamente com a desenvolvida nessa existência atual. No fundo a existência atual é uma parte muito diminuta diante do oceano de personalidades vividas que navegam na memória do espírito. Assim sendo, tentar compreender um indivíduo querendo analisar somente a sua vida atual é incoerente e insuficiente, sendo nesse caso necessário uma análise mais profunda. Exemplo claro disso são os casos de irmãos gêmeos ou trigêmeos que a grosso modo tiveram uma criação muita parecida, mesma educação, mesma religião base, conceitos parecidos, entre outros aspectos, e que claramente apresentam personalidades completamente destoantes uma da outra.




Para que possamos vivenciar a experiência na matéria dentro do plano físico precisamos ter um "veículo" para interagir na mesma dimensão. Nesse caso, o veículo de interação na dimensão física é o nosso corpo humano e o qual possuí células, órgãos (coração, pâncreas, fígado, pulmão, etc) e esses por sua vez compõe os sistemas do nosso corpo (sistema circulatório, digestivo, respiratório, etc). Quando há o desencarne, ou seja, o término das funções desses sistemas, o espírito encontra-se liberto dessa "roupagem" grosseira e estará interagindo em um dimensão superior e mais sutil. Da mesma forma o espírito também precisa de uma "roupagem" adequada para poder interagir com aquela dimensão, e a esse corpo nós chamamos de corpo astral ou perispírito.


O corpo astral é uma réplica de nosso corpo humano só que é formado de uma matéria superior ou mais sútil como alguns dizem. Do mesmo modo que o corpo físico tem células, órgãos e sistemas, o corpo astral também os tem. Portanto é de ciência de todos que as informações de tudo que vivenciamos fica armazenada em nosso cérebro, ou seja, a lembrança das pessoas com quem interagimos, os locais que visitamos, os alimentos que experimentamos, os aromas que aspiramos, etc. Como o corpo astral encontra-se conectado diretamente com o corpo físico, as memórias que adquirimos na existência atual no plano físico é transmitido para o cerébro do corpo astral. É como se houvesse um backup do físico para o astral.



Com relação ao inverso, ou seja, do cerébro do corpo astral para o do físico, o processo não ocorre de maneira tão simples, pois existem centenas de personalidades registradas no cérebo astral e transmitir isso ao cerebro físico é inviável. Somente uma diminuta parte é transferida para o físico ficando armazenada na memória inconsciente. Isso já é provado pelos nossos cientistas, pois eles afirmam que os seres humanos usam somente 5% á 10% de sua capacidade cerebral total. A maneira que vamos nos desligando da matéria através da Reforma Íntima, mudança de habitos e reedução mental, o nosso corpo físico vai se sutilizando energiticamente e consequentemente a transmissão de informações do cérebro astral para o cérebro físico ficarão mais facilitadas.



Resumo:

* A personalidade de cada indivíduo é única por mais que em certas pessoas elas sejam próximas em algumas características.
* A cada reencarnação o espírito adquire uma nova personalidade que se somará as anteriores e as vivências futuras.
* A personalidade atual é derivada em grandissíssima parte pelas personalidades das existências pretéritas e em parte pela personalidade desenvolvida na existência atual.
* O corpo físico é o veículo de interação/manifestação na dimensão física ou plano físíco, e o corpo astral da dimensão imediatamente superior a essa chamada de dimensão/plano astral.
* Os corpos físico e astral possuem células, órgãos e sistemas. É no cérebro físico que ficam armazenadas as memórias de tudo o que é vivenciado na existência atual e parte das existências passadas juntamente com as respectivas personalidades ficando armazenadas no inconsciente.
* A transferência de informações do cérebro físico para o cérebro astral é muito mais contínua do que o inverso, dai a dificuldade de nos recordamos de nossas vidas passadas.
* A evolução moral e ética do ser através da reforma íntima, desapego da matéria, cultivo do amor ao próximo, perdão, caridade, entre outros, são formas do espírito "sutilizar" a sua matéria/energia e assim aos poucos terá condições de se recordar de fatos ou até existências anteriores a essa.


Por último quero dizer que a vida atual é importante sim! Apesar de sermos o que somos hoje uma derivação do que fomos anteriormente, o véu do esquecimento das vidas passadas nos dá a oportunidade de um novo começo. Recomeço esse que é a nossa oportunidade de quitar nossos débitos do passado, perdoar aqueles que nos fizeram mal, corrigir más ações/comportamentos/tendências/hábitos, entre outros. Assim o presente é o que nos faz evoluir e progredir. Devemos nos dedicar de alma e coração ao presente, pois o que seremos futuramente depende do que somos e fazemos aqui e agora!



Sei que até aqui você estará bastante confuso, pois o assunto é realmente complexo conforme falei no início do post até mesmo para os leitores espíritualistas mais assíduos. Portanto, recomendo uma segunda ou talvez uma terceira leitura para um melhor entendimento. Esse assunto não tem segredos, mas é necessário uma base bem firme de conhecimentos espíritas e espiritualistas para a compreensão geral do que vem a ser as múltiplicas personalidades e como elas influenciam na existência atual do ser e as consequências que isso pode gerar para todos nós. A inter-relação de nossas vidas passadas através de suas respectivas personalidades em nossa vida atual é enorme, e se quisermos entender muito do que se passa conosco atualmente é necessário abrirmos a nossa mente para esse aspecto essêncial.
Novamente me coloco a disposição daqueles que tem o real interesse em aprender e ampliar os seus conhecimentos. Em caso de dúvidas ou opiniões, favor deixarem um comentário a respeito.





Caio Lopes














Nenhum comentário:

Postar um comentário